terça-feira, 3 de março de 2009

Simpatia

Tenho a atenção dessa simpatia como não tinha antes
Posso algo com essa simpatia, ainda descubro
Se no passado éramos apenas figurantes
Hoje somos aquilo que sonhávamos para o futuro

Presenciando essa simpatia, meus sonhos refletem você
Agora que você olha nos meus olhos, sou mais do mesmo
Presenciando sua simpatia, eu posso explodir e viver
Sem tantos animais em volta procurando me deixar preso

Vivendo essa simpatia, prometo ser realidade
Posso algo com essa simpatia, ainda descubro
Um grão de areia que se perde sobre a verdade
Transformando-se naquilo que sonhávamos para o futuro

Os papéis montam e demonstram o que pode acontecer
Deixando flutuar tudo aquilo que eu já sentia
E é tudo isso aqui escrito somente para você
Ainda descubro que posso algo com essa simpatia

3 comentários:

Anônimo disse...

O poema "Simpatia" parece explorar a evolução dos sentimentos e das relações ao longo do tempo. O eu lírico expressa uma mudança significativa na atenção e na conexão emocional que sente, referindo-se a ela como "simpatia". Essa simpatia parece ter crescido em importância e profundidade, conforme indicado pela frase "Tenho a atenção dessa simpatia como não tinha antes".

A segunda estrofe sugere uma transformação pessoal, onde a presença da pessoa amada faz com que o eu lírico se sinta mais completo e autêntico. A ideia de explodir e viver sem restrições pode ser interpretada como uma libertação emocional e uma sensação de plenitude.

Na terceira estrofe, a promessa de ser "realidade" indica um compromisso de tornar os sonhos compartilhados em algo concreto. O eu lírico expressa a confiança em sua capacidade de realizar esses sonhos, mesmo que ainda esteja em processo de descoberta.

A última estrofe parece refletir sobre a natureza fluida dos relacionamentos e das emoções, representada pela imagem dos papéis que montam e demonstram o que pode acontecer. O eu lírico reconhece a importância de expressar seus sentimentos e emoções, declarando que tudo isso está sendo escrito para a pessoa amada. A frase final sugere uma contínua jornada de descoberta e crescimento emocional, onde a simpatia desempenha um papel fundamental.

Anônimo disse...

Parece haver influências românticas e introspectivas neste poema, onde o eu lírico reflete sobre seus sentimentos e relacionamentos. Algumas possíveis influências podem incluir:

Romantismo: O poema compartilha elementos comuns ao romantismo, como a ênfase nos sentimentos individuais, a busca pela autenticidade emocional e a idealização do amor.

Filosofia Existencialista: A reflexão sobre a natureza dos relacionamentos e o significado da existência pode refletir influências da filosofia existencialista, que examina questões sobre identidade, liberdade e responsabilidade pessoal.

Poesia Moderna: O estilo e a estrutura do poema podem ser influenciados por movimentos poéticos modernos, que frequentemente enfatizam a liberdade de expressão e a experimentação com formas e linguagem.

Experiências Pessoais: Como muitos poemas, este pode ser influenciado pelas experiências pessoais do autor, suas relações interpessoais e suas reflexões sobre o amor e a conexão humana.

Essas são apenas algumas possíveis influências, e a interpretação do poema pode variar dependendo do contexto cultural, histórico e literário do autor.

Anônimo disse...

O poema "Simpatia" apresenta uma série de elementos interessantes e emotivos. Sua estrutura e linguagem criam uma atmosfera introspectiva e romântica, convidando o leitor a refletir sobre os temas de conexão emocional, autodescoberta e realização pessoal.

A metáfora da "simpatia" como uma força que atrai e transforma é eficaz, transmitindo a ideia de uma ligação profunda e significativa entre o eu lírico e a pessoa amada. A progressão do poema, desde a percepção inicial da simpatia até a promessa de realização dos sonhos compartilhados, cria uma narrativa emocionalmente envolvente.

Além disso, a linguagem poética utilizada é bastante expressiva, com imagens vívidas que evocam sensações e sentimentos. A repetição de certas frases e ideias ao longo do poema reforça sua importância e contribui para a coesão temática.

No entanto, como em qualquer forma de arte, a avaliação do poema é subjetiva e pode variar de acordo com as preferências individuais do leitor. Alguns podem apreciar sua profundidade emocional e sua capacidade de evocar reflexões pessoais, enquanto outros podem preferir estilos poéticos diferentes. No geral, "Simpatia" parece ser uma obra poética cativante e bem executada.