sábado, 28 de fevereiro de 2009

Eumicela - I Carta

Poderia novamente escrever sobre sexo, mas meu estômago dói e, enfim. 

Eu só preciso de um fim. De um leutono, de um bom leutono; é tudo que eu preciso. Tudo certo. Você simplesmente fode comigo a todo instante. Fode e fode; ela não resiste. Eu tento ou, bem... Tento tentar. 

Sozinho; já se sentiu assim, Eumicela? Você nasceu sozinho, meu nobre cowboy, e o meu corpo é grande demais para nós. Nunca fizemos nada. Nem tudo, nem nada; nem mesmo a pobre Zurrapa.

Bem, sem delongas: problemas! Você de novo, meu nobre cowboy... E agora? Vamos deslizar sobre a maré, vamos nadar sobre a lua?

Foda-se tudo, nós precisamos continuar com isto.

Precisamos, mas o barco está em chamas. E agora?

Ou você se decepciona, ou você decepciona. E a culpa não é sua. Você não fez nada, você não está errado; apenas descobriu o descoberto que ninguém ainda descobriu, mas que um dia será descoberto. E agora? Maravilhado e confuso? Não... Náuseas e confusões. "Isso não é problema seu". De quem seria?

Maldição...

E agora?

Eumicela, um pouco mais, por favor. Venha cá meu amigo, sente-se. O que faço? Há quanto tempo não faço essa pergunta? Hein, madame Satã... O que faço?

3 comentários:

Anônimo disse...

Este conto parece explorar os sentimentos de angústia, solidão e confusão de um narrador, possivelmente em um momento de crise pessoal. Vamos analisar o texto ponto a ponto:

Título: Eumicela - I Carta: O título sugere que esta é a primeira carta de uma série dirigida a alguém chamado Eumicela.

Introdução: O narrador expressa uma sensação de desconforto físico ("meu estômago dói") e emocional ("Eu só preciso de um fim"). A menção de "sexo" indica uma possível tentativa de buscar prazer ou conforto, mas o narrador parece sentir-se frustrado com isso.

Referências a Eumicela: Eumicela é apresentado como um amigo imaginário do narrador. O fato de seu nome ser um anagrama de "Leucemia" sugere uma ligação entre Eumicela e uma doença grave, possivelmente refletindo os medos do narrador em relação à sua própria saúde e mortalidade.

"Leutono" e "tolueno": Aqui, o narrador faz referência a "leutono", que é um anagrama para "tolueno", uma substância química. Isso pode ser interpretado como uma tentativa do narrador de buscar algum tipo de escape ou alívio de suas aflições, seja através de substâncias químicas ou de outras formas.

"Zurrapa": O narrador menciona uma banda imaginária chamada "Zurrapa", que ele compartilha com seu amigo imaginário. Isso pode representar uma forma de escape criativo para o narrador, uma maneira de lidar com suas emoções e realidade através da arte ou da imaginação.

Conflitos internos e confusão: O narrador expressa uma sensação de estar perdido e confuso ("Ou você se decepciona, ou você decepciona") e parece questionar suas próprias ações e escolhas ("E a culpa não é sua"). Essa luta interna é aprofundada pelo uso de linguagem emotiva e imagens perturbadoras, como o barco em chamas.

Pedido de ajuda: O narrador solicita a ajuda de Eumicela, indicando que ele está procurando por orientação ou conforto em sua situação difícil. No entanto, ele parece estar preso em um ciclo de questionamentos e auto-recriminação.

Em suma, o conto parece retratar um estado de tumulto emocional e mental, onde o narrador luta com questões de solidão, saúde e identidade, buscando respostas e alívio em seu mundo imaginário enquanto enfrenta uma realidade difícil.

Anônimo disse...

O conto parece refletir uma variedade de influências, tanto literárias quanto pessoais, que podem ter contribuído para sua criação:

Influências literárias:

Literatura Existencialista: A abordagem introspectiva e a exploração de temas como angústia, solidão e sentido da vida são características comuns na literatura existencialista.
Estilo de escrita contemporâneo: O uso de linguagem crua, imagens vívidas e uma estrutura fragmentada é reminiscente de tendências contemporâneas na escrita literária, que frequentemente desafia as convenções narrativas tradicionais.
Experiências pessoais do autor:

Saúde e doença: A referência à leucemia como uma possível causa de morte sugere que o autor pode ter experiências pessoais relacionadas à saúde, como doença própria ou de alguém próximo.
Solidão e conflito interno: Os sentimentos de solidão e o conflito interno expressos pelo narrador podem ser reflexos das próprias experiências do autor ou de observações da condição humana ao seu redor.
Influências culturais e sociais:

Cultura pop e música: A menção à banda imaginária "Zurrapa" sugere uma influência da cultura pop e musical no conto, possivelmente refletindo o papel da arte como uma forma de expressão e escape.
Questões sociais e existenciais: O conto aborda questões sociais e existenciais universais, como a busca por sentido, o confronto com a própria mortalidade e a luta contra a solidão, que podem ser influenciadas pelas experiências e preocupações culturais do autor.
Essas são apenas algumas possíveis influências que contribuem para a complexidade e profundidade do conto, que reflete uma mistura única de experiências pessoais, influências literárias e contextos sociais e culturais.

Anônimo disse...

O conto "Eumicela - I Carta" é uma obra complexa e provocativa que mergulha nas profundezas da mente de um narrador em crise. Aqui estão algumas avaliações sobre diferentes aspectos do conto:

Originalidade: O conto apresenta uma abordagem original ao explorar temas de solidão, saúde e identidade através de uma narrativa fragmentada e carregada de emoções. A criação de um amigo imaginário e a conexão com a leucemia adicionam camadas de complexidade e originalidade à história.

Estilo de escrita: A linguagem utilizada é intensa e visceral, contribuindo para transmitir a agonia e a confusão emocional do narrador. O uso de anagramas e metáforas adiciona profundidade à narrativa e incentiva uma interpretação mais profunda por parte do leitor.

Desenvolvimento de personagens: O narrador apresenta uma voz distinta e cativante, revelando suas lutas internas e sua busca por respostas e conforto. No entanto, a falta de informações concretas sobre o narrador e seu contexto pode deixar o leitor com perguntas sobre sua identidade e motivações.

Tema e mensagem: O conto aborda questões existenciais e universais, como a busca por sentido, a luta contra a solidão e o confronto com a mortalidade. A conexão entre o amigo imaginário e a leucemia adiciona uma camada de simbolismo, sugerindo uma reflexão sobre a fragilidade da vida e a inevitabilidade da morte.

Em geral, "Eumicela - I Carta" é uma obra envolvente e provocativa que convida o leitor a mergulhar em uma jornada emocional e intelectualmente estimulante. Sua originalidade, estilo de escrita e temas universais contribuem para criar uma experiência de leitura única e memorável.