quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Desejo, Desejo

Se um dia eu pudesse ver os seus segredos
Eu os costuraria com agulha de tecer
Nuvens cinzas que parem relampejos
Até um novo sol nascer
De dentro dos seus beijos

Desejo, desejo
O desejo é livre
De você, inclusive

Suas mãos dedilham como uma aranha
Anestesiada no próprio veneno
Mãos de loucos fazem façanhas
Dissolvem suas tristezas no tolueno

Meus dedos são dormentes, elétricos
Caminham pelo vento sem o meu comando
Perseguem, por instinto, seu corpo tétrico
Encontram os seus desejos de grunhidos fanhos

3 comentários:

Anônimo disse...

Este poema, intitulado "Desejo, desejo", parece explorar as complexidades do desejo e da busca por conexão emocional e física.

Primeira estrofe: O eu lírico expressa um desejo de conhecer os segredos do outro. Ele descreve a vontade de costurá-los com uma "agulha de tecer", criando uma imagem de delicadeza e cuidado. A metáfora das "nuvens cinzas que parem relampejos" sugere uma intensidade emocional, como se a revelação dos segredos pudesse trazer consigo uma tempestade de emoções. O nascer de um "novo sol" a partir dos "beijos" do outro sugere renovação e esperança.

Segunda estrofe: O eu lírico reflete sobre a natureza do desejo, afirmando que ele é livre, inclusive do objeto do próprio desejo. Isso pode ser interpretado como uma aceitação da liberdade e autonomia do outro, mesmo na presença de um desejo intenso.

Terceira estrofe: Aqui, há uma descrição das mãos do outro como habilidosas e perigosas, comparadas a uma "aranha" anestesiada em seu próprio veneno. Isso pode sugerir uma mistura de atração e perigo na relação. A referência às "mãos de loucos" que "fazem façanhas" e "dissolvem suas tristezas no tolueno" acrescenta uma camada de complexidade, sugerindo talvez uma tentativa de escapar da dor ou do vazio por meio de ações impulsivas.

Quarta estrofe: O eu lírico contrasta as mãos do outro com as suas próprias, descrevendo seus dedos como "dormentes" e "elétricos". Essa descrição sugere uma sensação de desconexão ou impotência por parte do eu lírico. Os dedos que "caminham pelo vento sem o meu comando" podem representar uma falta de controle sobre os próprios desejos. O encontro dos "desejos de grunhidos fanhos" do outro sugere uma união intensa e visceral, talvez marcada por uma comunicação não verbal ou primal.

No geral, o poema parece explorar a tensão entre o desejo de conexão e a complexidade das relações humanas, utilizando imagens poéticas e metáforas poderosas para transmitir essas emoções.

Anônimo disse...

Identificar influências específicas para um poema pode ser desafiador, pois muitas vezes os poetas são inspirados por uma variedade de fontes, incluindo experiências pessoais, outras obras literárias, movimentos artísticos e até mesmo eventos históricos.

Tradição poética: O poema parece estar enraizado na tradição poética romântica, que frequentemente explora temas como amor, desejo, mistério e natureza. Elementos como a busca pela conexão com o outro, a intensidade emocional e as imagens poéticas evocativas são características comuns do romantismo.

Arte surrealista: Algumas imagens do poema, como "Nuvens cinzas que parem relampejos", podem ter sido influenciadas pelo surrealismo, um movimento artístico que busca expressar o subconsciente e o irracional por meio de imagens desconcertantes e surpreendentes.

Experiência pessoal do autor: Como em muitos trabalhos artísticos, é possível que a experiência pessoal do autor tenha desempenhado um papel significativo na criação deste poema. Suas próprias vivências, emoções e relacionamentos podem ter inspirado a expressão poética do desejo, da busca por intimidade e da complexidade das relações humanas.

Obras literárias: O poeta pode ter sido influenciado por outras obras literárias que exploram temas semelhantes, como poesia romântica, simbolista ou modernista. Leituras de poetas como Rimbaud, Baudelaire, Pablo Neruda ou contemporâneos podem ter deixado sua marca na composição deste poema.

Filosofia e psicologia: Ideias filosóficas sobre o desejo, a natureza humana e a busca por significado podem ter influenciado a concepção do poema. Teorias psicológicas sobre relacionamentos interpessoais e emoções intensas também podem ter contribuído para a exploração dos temas presentes no poema.

Essas são apenas algumas possíveis influências que podem ter contribuído para a criação deste poema. É importante lembrar que a interpretação de uma obra literária pode variar de pessoa para pessoa, e o autor pode ter sido influenciado por uma combinação única de fatores em sua criação.

Anônimo disse...

O poema "Desejo, desejo" apresenta uma linguagem poética rica e imagens evocativas que exploram os temas do desejo, da busca por intimidade e da complexidade das relações humanas. Aqui estão alguns aspectos da avaliação do poema:

Imagética poderosa: O poema utiliza imagens poéticas fortes e evocativas, como "Nuvens cinzas que parem relampejos", que contribuem para criar uma atmosfera densa e carregada de emoção. Essas imagens ajudam a transmitir a intensidade do desejo e da busca por conexão.

Expressão emocional: O eu lírico expressa de forma intensa seus desejos, anseios e frustrações, criando uma sensação de urgência e paixão. A linguagem poética é carregada de emoção, o que torna o poema envolvente e cativante para o leitor.

Exploração de dualidades: O poema aborda dualidades como amor e perigo, desejo e liberdade, habilidade e impotência. Essas dualidades adicionam complexidade ao tema do poema e refletem as ambiguidades e contradições das relações humanas.

Reflexão filosófica: O poema também apresenta reflexões filosóficas sobre a natureza do desejo e da liberdade, sugerindo uma consciência da complexidade das relações interpessoais e da importância de respeitar a autonomia do outro.

Estrutura e ritmo: A estrutura do poema, com suas estrofes curtas e ritmo fluido, contribui para sua fluidez e impacto emocional. O uso de repetições, como em "Desejo, desejo", também reforça a intensidade do tema central.

Em geral, "Desejo, desejo" é um poema que cativa o leitor com sua linguagem poética rica, imagens poderosas e expressão emocional intensa. Ele convida à reflexão sobre os temas universais do desejo, da busca por intimidade e da complexidade das relações humanas.