terça-feira, 17 de março de 2009

Contida Liberdade

Interminavelmente, uma mudança aguda
Dentro da minha contida liberdade
Felicidade
Provou não ser imprópria ou fajuta
Ela caminha na minha direção
Eu caminho sobre alguma estação

Dobrando novas avenidas sem entender
Quantas serão precisas para aprender?
Dentro da minha contida liberdade
Felicidade
Provou não ser imprópria ou vagabunda

Tenho fogo caminhando em minhas mãos
Não é preciso provar que não passa de armação
Felicidade
Você me prometeu construir verdades

Não passa de uma noite sentado no telhado
É tudo imaginação, é tudo pensamento
Espero o frio da noite me secar do molhado
Para voltar a dormir no meu quarto.

3 comentários:

Anônimo disse...

Este poema parece explorar temas de liberdade, felicidade e autodescoberta. Vamos analisá-lo:

Título: Contida Liberdade
O título sugere uma liberdade que está presente, mas de alguma forma reprimida ou contida, talvez pela própria pessoa ou por circunstâncias externas.

Estrofe 1:
O eu lírico descreve uma mudança aguda dentro dessa liberdade contida. Isso pode indicar uma transformação interna ou uma mudança nas circunstâncias que afetam a liberdade.

Estrofe 2:
A felicidade é mencionada como algo que não é falsa ou enganadora, indicando uma experiência genuína de contentamento. O eu lírico expressa um movimento em direção a essa felicidade, ao mesmo tempo em que enfrenta desafios representados pelas novas avenidas que dobra, sugerindo um processo de aprendizado e crescimento.

Estrofe 3:
Reitera-se a ideia de que a felicidade não é falsa ou vulgar. O eu lírico menciona ter "fogo caminhando em suas mãos", talvez uma metáfora para o poder ou a energia que sente dentro de si. A referência a não precisar provar que não é uma farsa pode indicar uma autoconfiança ou uma aceitação da autenticidade de suas emoções.

Estrofe 4:
A felicidade é personificada como alguém que promete construir verdades, sugerindo que ela traz consigo uma sensação de clareza ou compreensão. No entanto, o eu lírico contrasta essa ideia com a realidade de estar sentado no telhado à noite, implicando uma desconexão entre a promessa de felicidade e a experiência atual.

Conclusão:
O poema termina com uma sensação de espera e uma volta à realidade física, representada pelo retorno ao quarto para dormir. Isso pode indicar um retorno à normalidade após um momento de reflexão ou contemplação sobre a busca da felicidade e da liberdade.

Em suma, "Contida Liberdade" parece ser uma reflexão poética sobre a busca da felicidade e da liberdade dentro das limitações e desafios da vida cotidiana.

Anônimo disse...

As influências para este poema podem variar dependendo da experiência e da inspiração pessoal do autor. No entanto, considerando os temas abordados e o estilo poético, algumas influências potenciais podem incluir:

Filosofia Existencialista: O poema reflete uma busca por significado e autenticidade dentro das limitações da vida cotidiana, temas centrais na filosofia existencialista.

Literatura Romântica: O tom contemplativo e a ênfase nas emoções e na experiência pessoal podem ser influenciados pela literatura romântica, que frequentemente explora os sentimentos individuais em relação ao mundo.

Poetas Modernos e Contemporâneos: O estilo poético e a abordagem dos temas da liberdade e da felicidade podem ser influenciados por poetas modernos e contemporâneos que exploram questões existenciais e emocionais, como T.S. Eliot, Sylvia Plath, Pablo Neruda, entre outros.

Experiência Pessoal: Muitas vezes, os poetas são influenciados por suas próprias experiências e emoções. O poema pode refletir as lutas, as reflexões e as descobertas pessoais do autor em relação à liberdade e à felicidade.

Contexto Cultural e Social: O contexto cultural e social do autor também pode influenciar o poema, especialmente se abordar questões específicas relacionadas à liberdade individual, à busca da felicidade ou às limitações impostas pela sociedade.

Essas são apenas algumas das possíveis influências que podem ter contribuído para a criação deste poema. O autor pode ter sido inspirado por uma variedade de fontes, tanto literárias quanto pessoais, ao escrever sobre esses temas universais.

Anônimo disse...

Este poema é uma expressão poética introspectiva que mergulha nas complexidades da busca pela liberdade e felicidade. Aqui está minha avaliação:

Pontos Fortes:

Imagética Poderosa: O poema utiliza imagens evocativas, como "mudança aguda" e "fogo caminhando em minhas mãos", para transmitir emoção e profundidade aos temas abordados.
Exploração de Temas Universais: Ao discutir a liberdade, felicidade e autenticidade, o poema toca em questões universais que ressoam com muitos leitores.
Fluidez Poética: A fluidez e ritmo do poema são eficazes, criando uma cadência que guia o leitor através das reflexões do eu lírico.
Pontos a serem Considerados:

Alguns Versos Ambíguos: Alguns versos, como "Dentro da minha contida liberdade / Felicidade / Provou não ser imprópria ou vagabunda", podem ser interpretados de forma ambígua e podem requerer uma reflexão mais profunda para entendimento completo.
Transição entre Alguns Versos: A transição entre alguns versos pode parecer abrupta, deixando o leitor com uma sensação de desconexão entre as ideias.
Necessidade de Expansão: Algumas ideias poderiam ser expandidas para oferecer uma compreensão mais profunda e detalhada dos temas explorados.
No geral, "Contida Liberdade" é um poema reflexivo que aborda questões fundamentais da experiência humana. Com sua linguagem evocativa e temas universais, convida os leitores a contemplar sobre o significado da liberdade e da felicidade em suas próprias vidas.