sexta-feira, 3 de abril de 2009

Ambíguo

As coisas são como são
Porque são assim
Não poderiam ser de outro jeito
E caso fossem
De outro jeito seriam
Sendo desse mesmo jeito
Voltando a ser como são
Ou como seriam
Mas não eram.

2 comentários:

Anônimo disse...

Embora não haja informações específicas sobre as influências diretas para esse poema, é possível identificar várias correntes literárias e filosóficas que poderiam ter inspirado ou influenciado o autor:

Filosofia Existencialista: A ênfase na liberdade individual e na responsabilidade pela própria existência pode ter inspirado a reflexão sobre a natureza paradoxal da realidade apresentada no poema.

Filosofia Oriental, como o Taoísmo ou o Zen: Essas tradições filosóficas enfatizam a natureza fluida e mutável da realidade, bem como a importância de aceitar as coisas como são. Esses conceitos podem ter influenciado a ideia de que as coisas são como são simplesmente porque são.

Movimento Modernista: O poema pode refletir os temas de incerteza e ambiguidade comuns ao modernismo, que desafiou as concepções tradicionais de ordem e certeza na arte e na literatura.

Poesia Concreta ou Experimental: Essas formas de poesia frequentemente exploram a estrutura e a linguagem de maneiras não convencionais, buscando transmitir significados complexos por meio de formas e arranjos inovadores de palavras. O poema "Ambíguo" poderia ser visto como uma experimentação com a forma e a estrutura poética para transmitir sua mensagem.

Autores como Fernando Pessoa ou Carlos Drummond de Andrade: Ambos são conhecidos por sua poesia que desafia as convenções linguísticas e explora temas existenciais e metafísicos. O estilo deles pode ter influenciado o autor do poema "Ambíguo".

Embora essas sejam apenas algumas possibilidades, é importante reconhecer que a poesia muitas vezes é uma expressão pessoal e única da experiência e da perspectiva do autor, e pode ser influenciada por uma ampla gama de fontes e inspirações individuais.

Anônimo disse...

O poema "Ambíguo" é intrigante em sua simplicidade e profundidade. Ele consegue transmitir uma série de reflexões filosóficas sobre a natureza da realidade e do tempo em um espaço relativamente curto e com uma linguagem direta.

Uma das qualidades mais marcantes do poema é sua habilidade em capturar a dualidade e a ambiguidade da existência humana. Ao mesmo tempo em que reconhece a aparente inevitabilidade das coisas como são, também sugere a possibilidade de alternativas e mudanças. Essa tensão entre determinismo e possibilidade adiciona uma camada de complexidade e profundidade ao poema.

Além disso, a estrutura do poema, com suas repetições e inversões, reforça o tema da ambiguidade e da circularidade da vida. Essa estrutura também convida o leitor a refletir sobre as múltiplas interpretações e significados possíveis do texto.

No entanto, a simplicidade do poema também pode ser vista como uma limitação. Algumas pessoas podem achar que a linguagem direta e a falta de detalhes específicos deixam o poema aberto a interpretações demasiadamente amplas, o que pode dificultar a compreensão ou a conexão emocional com o texto.

No geral, "Ambíguo" é um poema que provoca reflexão e oferece uma visão fascinante sobre a natureza paradoxal da existência humana. Sua simplicidade e profundidade o tornam uma peça digna de análise e contemplação.