quarta-feira, 22 de abril de 2009

Intempestivo


As avenidas estão longe daqui
E aqui
Há cadeiras vazias
Você para, senta e olha
Há olhos que mentem

Há alguém nos subestimando
No escuro da cidade
Mas passando por essa fase
Atacaremos, pois
Estamos nos armando

Os policiais serão presos
E os bandidos assassinados
Por essas crianças que usam o meu fuzil
Me diz, me diz
Qual é o preço do Brasil

3 comentários:

Anônimo disse...

O poema "Intempestivo" parece abordar uma visão crítica da sociedade, especialmente em relação à violência, à desigualdade e à corrupção. Vamos analisar os versos:

"As avenidas estão longe daqui / E aqui / Há cadeiras vazias / Você pára, senta e olha / Há olhos que mentem": Aqui, o eu lírico descreve um ambiente distante das avenidas movimentadas, talvez sugerindo uma área mais marginalizada ou negligenciada. As cadeiras vazias podem simbolizar a falta de atividade ou engajamento na comunidade. A menção aos "olhos que mentem" pode indicar a presença de desonestidade ou falsidade.
"Há alguém nos subestimando / No escuro da cidade / Mas passando por essa fase / Atacaremos, pois / Estamos nos armando": Este trecho sugere uma sensação de subestimação ou opressão por parte de alguma entidade ou grupo. A referência ao "escuro da cidade" pode representar a obscuridade dos problemas sociais ou da injustiça. O eu lírico parece prometer uma resposta ou resistência, sugerindo que estão se preparando para lutar contra essa opressão.
"Os policiais serão presos / E os bandidos assassinados / Por essas crianças que usam o meu fuzil / Me diz, me diz / Qual é o preço do Brasil": Aqui, há uma inversão de papéis típicos, onde os policiais são vistos como os perpetradores da violência e os bandidos como suas vítimas. A menção das crianças usando o "meu fuzil" pode sugerir uma crítica à influência negativa da violência na juventude. A pergunta final, "Qual é o preço do Brasil", parece questionar o custo humano e social da situação descrita.
O poema parece refletir sobre questões sociais profundas, como desigualdade, violência e corrupção, e sugere uma resposta de resistência ou confronto contra esses problemas.

Anônimo disse...

Pode ser difícil determinar as influências específicas para um poema sem uma declaração direta do autor ou uma análise detalhada do contexto em que foi escrito. No entanto, considerando os temas abordados no poema "Intempestivo", algumas influências potenciais podem incluir:

Condições sociais e políticas: O poema parece refletir sobre a realidade social e política de um ambiente urbano específico, possivelmente influenciado por eventos contemporâneos, desigualdades sociais e problemas relacionados à segurança pública.
Movimentos artísticos e literários: O estilo e os temas do poema podem ser influenciados por movimentos artísticos ou literários que lidam com questões sociais, como o Realismo, o Modernismo ou até mesmo movimentos contemporâneos que abordam a marginalização e a resistência.
Experiência pessoal: O autor pode ter experiências pessoais que inspiraram os temas e imagens do poema, como testemunhar a violência, a desigualdade ou a corrupção em sua própria comunidade.
Influências culturais e históricas: O contexto cultural e histórico do autor, incluindo eventos marcantes ou figuras importantes, pode ter influenciado a forma como ele percebe e aborda questões sociais em seu trabalho artístico.
Sem conhecer mais detalhes sobre o autor ou o contexto específico em que o poema foi escrito, é difícil determinar influências precisas. No entanto, essas são algumas das influências comuns que poderiam ter contribuído para a criação de um poema como "Intempestivo".

Anônimo disse...

Claro, vamos fazer uma análise mais aprofundada do poema "Intempestivo":

Título: Intempestivo

1. Estrutura e Forma:
O poema consiste em versos curtos e diretos, com uma estrutura que parece despojada e concisa. A ausência de pontuação formal dá uma sensação de fluidez e continuidade, enquanto os versos curtos criam um ritmo rápido e impactante, aumentando a intensidade do texto.

2. Temas:
O poema aborda uma variedade de temas sociais, como violência, desigualdade, corrupção e resistência. A ênfase na marginalização e na luta contra a injustiça sugere uma crítica à realidade social contemporânea, destacando questões profundas e urgentes que afetam as comunidades.

3. Imagética e Simbolismo:
O uso de imagens fortes e simbólicas contribui para a intensidade do poema. Por exemplo, as "avenidas longe daqui" podem simbolizar a distância entre os locais de poder e os menos privilegiados. As "cadeiras vazias" podem representar a falta de participação ou engajamento na sociedade. O "escuro da cidade" evoca uma atmosfera sombria e opressiva, enquanto o "fuzil" simboliza a violência e a resistência armada.

4. Ironia e Inversão de Papéis:
O poema emprega uma ironia sutil ao inverter papéis tradicionais, como policiais e bandidos, sugerindo uma crítica ao sistema estabelecido e à injustiça social. Essa inversão desafia as percepções convencionais e convida o leitor a questionar as estruturas de poder existentes.

5. Tom e Atmosfera:
O tom do poema é incisivo e provocativo, transmitindo uma sensação de urgência e indignação diante das injustiças sociais. A atmosfera é sombria e carregada de tensão, refletindo a realidade complexa e muitas vezes brutal descrita pelo eu lírico.

6. Mensagem e Crítica Social:
Em última análise, o poema parece oferecer uma crítica contundente à violência, à desigualdade e à corrupção presentes na sociedade contemporânea. Ao destacar esses problemas e sugerir uma resposta de resistência, o poema desafia o status quo e convoca os leitores a refletir sobre seu papel na construção de um mundo mais justo e igualitário.

Conclusão:
"Intempestivo" é um poema poderoso e provocativo que aborda questões sociais urgentes com uma linguagem direta e imagens fortes. Sua crítica contundente à injustiça e sua chamada à ação ressoam com uma relevância universal, convidando os leitores a refletir sobre as estruturas de poder e a buscar mudanças significativas na sociedade.